Biografia Completa
Carlos Starling
O TEMPO SEM TEMPO
53 crônicas da Pandemia
As crônicas de Carlos Starling, gradualmente, converteram-se em marca do tempo sem tempo, do tempo espiralado de uma doença coletiva como a Covid-19, que teve a potencialidade de fazer tudo parar. (Lilia Schwarcz)
BIOGRAFIA
CARLOS ERNESTO FERREIRA STARLING
Médico, infectologista e especialista em medicina preventiva e social pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde se formou em 1982. É Mestre em medicina e possui curso de especialização em epidemiologia hospitalar na Universidade de Freiburg Alemanha Federal – Society of America e CDC – Centers for Disease Control de Atlanta dos Estados Unidos e Harvard Medical School.
Carlos Starling tem sido um dos pesquisadores de maior destaque no cenário científico internacional pelos seus inúmeros trabalhos e publicações sobre a epidemiologia e o controle das infecções hospitalares.
Iniciou suas atividades nesta área em 1985 pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e Ministério da Saúde, quando implementou um Programa de Capacitação de Recursos Humanos para Controle de Infecções Hospitalares em Minas Gerais, que se estendeu para todo o País, e posteriormente para a América Latina. É membro fundador da Associação Mineira de Estudos e Controle de Infecções Hospitalares, Associação Brasileira e Associação Latino-Americana de Controle de Infecções Hospitalares.
Foi membro ativo do Comitê Educacional da Society of Health Care Epidemiology of America (SHEA), e pesquisador parceiro do Hospital Infections Program do CDC / Atlanta e da Harvard Medical School, membro da America Society of Microbiogy, membro da Associação Pan-Americana de Infectologia, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e das Sociedades Brasileira e Mineira de Infectologia.
Autor de 5 livros, 1 Sistema de Treinamento Interativo, 1 software em Controle de Infecções Hospitalares e vários capítulos de livros sobre este importante problema de saúde pública.
Carlos Starling atualmente, è Médico e coordenador do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecções Hospitalares dos Hospitais Vera Cruz, Lifecenter e Baleia Belo Horizonte. Além disso, exerce atividades acadêmicas como professor convidado do curso de Pós-Graduação da FIOCRUZ- BH(Instituto Rene Rachou), sendo o atual Vice-Presidente da Sociedade Mineira de Infectologia e Consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, onde atua no Comitê de Covid-19.
Em 2000, Dr. Carlos Starling teve o seu trabalho reconhecido a nível municipal, nacional e internacional. A nível municipal foi condecorado com a medalha do mérito Legislativo pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em 2002, recebeu do governo do Estado de Minas Gerais a medalha Grande Mérito da Saúde como reconhecimento pelos seus trabalhos junto a rede pública e privada de Saúde do estado.
A nível Nacional, presidiu o Congresso Panamericano de Controle de Infecções Hospitalares e teve uma de suas linhas de pesquisas premiada no Concurso Jovem Cientista conferido pela Fundação Roberto Marinho e CNPq.
A nível internacional Dr. Carlos foi o único membro Latino Americano a compor a seleta Comissão Científica que organizou a IV Conferência Decenal sobre Controle de Infecções Hospitalares ocorrida em Atlanta-EUA 2010.
Mais recentemente, Dr. Carlos foi convidado pela Society for Healthcare Epidemiology of América a concorrer ao cargo de Conselheiro Internacional, certamente, um dos maiores reconhecimentos pela importância internacional do seu trabalho.
Em Setembro de 2003, foi convidado pela American Socity of Microbiology a realizar a sessão especial Meeting the Expert do 43° International Congress on Antimicrobians and Chemotherapics-ICAAC sobre Infection Control in Developing Countries. Em Abril de 2004, foi convidado para realizar duas sessões de Meeting the Expert no XI Annual Meeting da Society of Healthcare Epidemiology of América sobre Controle de Infecções em Países em Desenvolvimento e Vigilância de Infecções Cirúrgicas. Nos últimos 6 anos foi eleito pela revista Encontro, como o Médico que os Médicos Indicam, com votação feita pelos próprios médicos de Belo Horizonte.
Dr. Carlos Starling é médico cooperado e membro do Comitê de Infectologia da UNIMED-BH, além de atender regularmente como Infectologista nos Hospitais Vera Cruz, Lifecenter e Hospital da Baleia da Fundação Benjamim Guimarães. Além destas atividades, é sócio proprietário do Centro Mineiro de Medicina Hiperbárica e da Infection Control LTDA.
Em Janeiro de 2020, passou a compor o Comitê de Infectologia da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatolia.
Em Março de 2020, passou a integrar o Comitê de assessoramento da Prefeitura de Belo Horizonte, para controle da Epidemia de COVID 19.
Em 15/10/2020, Dr. Carlos Starling foi condecorado por todas as entidades médicas do Estado de Minas Gerais como Personalidade Médica do ano de 2020 na categoria Saúde pública.
Em Março de 2022, recebeu o diploma de “Honra ao Mérito” da Câmara Municipal de Belo Horizonte pela sua relevante atuação em favor do interesse coletivo.
SOBRE O LIVRO
O TEMPO
SEM TEMPO
O olhar crítico e sensível destas crônicas de Starling para esse triênio com ares de século nos evoca, entre tantos férteis registros, a máxima do pensamento Gramsciano de que “o pessimismo da inteligência não deve abalar o otimismo da vontade”. Dor e derrota não precisam ser paralisantes; ao contrário. Em nós que tivemos o privilégio de cuidar e de conviver com os muitos que se foram, elas nos encorajam e iluminam, como uma epifania.
Margareth Dalcolmo
As crônicas de Starling, com o tempo, converteram-se em marca do tempo sem tempo, do tempo espiralado de uma doença coletiva como a covid-19, que teve a potencialidade de fazer tudo parar. Atento, o médico anota e se pergunta sobre o momento histórico que nos foi dado viver, bem como registra seu espanto diante de um vírus que invadiu o planeta e transformou nossas vidas no espaço de uns poucos dias.
Lilia Schwarcz
PALAVRAS CARINHOSAS DE QUEM LEU
Com relação ao Dr. Carlos Starling, o “Pavão” para os íntimos, me interessa falar do invisível, do não dito, dos silêncios. Fiz com ele, durante quase dois anos, de segunda a 6ª-feira, o #15mindepapo, no Instagram. Nunca foram só 15 minutos – maioria das vezes, 20 ou 30 minutos, informação de conteúdo para aquele tempo sofrido da pandemia.
Da ordem do invisível, as rondas diárias nos hospitais, atendendo doentes, coordenando equipes, diagnosticando. E enfrentando a impotência frente às mortes – às centenas de mortes que ele viu e sofreu em silêncio.
No campo do não dito, a gratidão. A sua dedicação integral como voluntário no Comitê de Enfrentamento da Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte, gestão de Alexandre Kalil, foi um exemplo. Sua atuação salvou vidas.
Em O tempo sem tempo estão reunidas as mais interessantes crônicas publicadas durante este período. É um percurso histórico composto de lembranças que nos preparam para o futuro. Textos em que o bom astral está presente, sempre, apesar de tudo.
E o mais importante: prevaleceu a verdade, num tempo de tanta mentira, ao lado da Ciência, que tão bem se fez representar neste ser humano inigualável, repleto de compaixão e amor ao próximo.
Dr. Carlos Starling, Belo Horizonte lhe agradece.
E seus leitores também.